top of page
  • Youtube
  • Facebook

Aprender com a Alma

  • Foto do escritor: Johnny Rodrigues
    Johnny Rodrigues
  • 16 de jan.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 17 de jan.

Você aprende com a alma? Essa pergunta deve ser levada a sério, pois ela tem um impacto muito profundo e espiritual. Nem sempre rituais complexos ou a invocação e evocação de grandes espíritos são, de fato, um "grande ritual"; muitas vezes, o aprendizado se torna o ponto principal, especialmente quando descobrimos a maneira correta de absorver informações e entender o valor que o conhecimento e a sabedoria possuem. Como já diziam os sábios: a sabedoria vale mais do que ouro.

No mundo em que vivemos, na maioria das vezes, as pessoas tendem a nos ensinar que a principal maneira de aprender algo é através da repetição, algo exaustivamente reforçado nas escolas e em diversos meios de ensino. Você pega um assunto e, de tanto repetir para si mesmo ou de tanto aquele conteúdo ser exposto insistentemente, ele acaba sendo introduzido à força na sua memória. Isso acontece não porque o tema gerou um interesse real na maioria das vezes, mas simplesmente pelo fato de ter sido apresentado de modo repetido para você. Nesse texto busco ensinar como você pode aprender algo para sempre, sem se esquecer da essência daquilo que foi ensinado.


Um erro muito comum é levarmos a nossa vida acreditando que essa é necessariamente a única forma de aprendermos algo, principalmente quando estudamos magia, pois sabemos muito bem que não é apenas você ''copiar e colar'' algo que você terá o mesmo resultado. Seguir o mesmo caminho de sucesso que uma pessoa seguiu na magia não fará com que você, ao seguir o mesmo passo a passo, também tenha êxito; é necessário levar algo a mais consigo do que apenas a memória.

Para isso, existem dois caminhos muito interessantes que, a partir de agora, caso você os siga corretamente e diariamente em sua vida, poderão transformar a sua vida, seus estudos e também a forma como você adquire conhecimento e sabedoria, de uma maneira bem mais leve e agradável.



CONEXÃO


Perceba, ao longo da sua história e vivência, que muitos assuntos que são pífios e sem importância, porém que por algum motivo te causam interesse e fascinação, você tem uma grande adaptabilidade em armazenar essas informações na memória; mesmo passando muitos anos, você tende ainda a guardar fragmentos daquela informação, mesmo que ela atualmente já não tenha praticamente nenhuma utilidade. Por que você faz isso? A pergunta é relativamente simples de responder: o fato é que o seu cérebro não faz a distinção, pois você envia o sinal para ele de que aquele assunto ou situação é importante e deve ser armazenado, logo ele fará isso por você.

Percebemos aqui que a conexão que você tem com algo é bastante importante. Obviamente, quando estudamos temas e assuntos não tão interessantes, acreditamos que isso não é útil ou não será importante no futuro; logo, você passa a mesma mensagem para si mesmo e para seu cérebro de que essa informação deve ser armazenada por pouco tempo, pois ela não é interessante e útil para você.


O pulo do gato é você ter o espírito e alma de uma criança que deseja saber um pouco sobre tudo, entendendo que, durante os próximos anos e décadas da sua vida, tudo pode e provavelmente será utilizado. Mesmo assuntos que você considera desinteressantes, lembre-se que você poderá conhecer e conversar com novas pessoas sobre esses assuntos, tendo ainda mais experiência, assim como isso pode te gerar ideias novas e eventualmente criar algum produto ou ideia baseada nisso. Você pode usar muita informação e conhecimento que você adquiriu para realizar grandes ou importantes transformações na sua vida e na vida das outras pessoas. Infelizmente, o cansaço, a ''realidade'' e aquela sensação de viver no piloto automático que a sociedade e o mundo nos fazem sentir acabam tirando isso de nós: essa possibilidade de criação e transformação.


Vejamos, por exemplo, um tema que não é o interesse da grande maioria, como a segurança. Caso você comece a falar de segurança, seja ela segurança pública ou privada, a maioria das pessoas, em poucos minutos, começará a te olhar com tédio e seus pensamentos começarão a divagar e pensar em algo mais interessante; mas será que esse assunto realmente não é importante para você?

Você deve perceber que existem muitos assuntos e muitos conhecimentos que são importantes para você, com o mesmo entusiasmo da criança curiosa para descobrir e com o desejo de mudar o mundo.

Veja que não é apenas o tema da segurança, mas diversos outros temas devem ser de interesse seu, vamos citar resumidamente alguns exemplos da importância de ter noções sobre segurança:


1. Consciência Situacional


Você sai do piloto automático e começa a observar melhor o seu ambiente e as coisas que acontecem ao seu redor, você aprende a notar padrões estranhos ou comportamentos suspeitos antes que algo aconteça.


2. Proteção do que tem Valor


Não falamos apenas de dinheiro. Noções de segurança ajudam a proteger a integridade física de quem você ama. Saber como agir em um momento de crise ou até mesmo evitar que crises aconteçam.


3. Tomada de Decisão sob Pressão


Quem entende o básico de segurança não entra em pânico tão fácil. Quando você conhece os protocolos (o que fazer em um assalto, como se comportar em uma aglomeração ou como reagir a uma invasão digital), sua mente processa a informação de forma lógica, e não emocional.


Poderia citar diversos outros exemplos, mas, para não tornar o texto muito cansativo, você deve perceber como o assunto de segurança, que foi citado como exemplo, pode, além de tornar você mais consciente (o que é importante e valioso para o mago e a bruxa), ainda te tornar uma pessoa melhor e mais resiliente.

Então, a partir de agora, não veja e não aja como se apenas uma coisa ou outra fosse importante para seu aprendizado e memória. Compreenda que tudo que você aprender pode te ajudar em um determinado momento; aprenda com profundo interesse, acreditando e sabendo que você poderá utilizar esses conhecimentos em algum momento e que eles podem, literalmente, salvar a sua vida — seja desde o conhecimento das estrelas e dos astros, como na astronomia, passando pela segurança, até o domínio de técnicas culinárias através da gastronomia, que podem fazer você se virar bem com poucos recursos ou até fazer uma pessoa se apaixonar por você.


DÁDIVA


Aqui entramos no segundo caminho que deve ser percorrido. Não me refiro ao presente no sentido de estar consciente, apesar também de sua importância; refiro-me a compreender os conhecimentos que você adquire como um presente recebido de alguém especial.


Por exemplo: vamos supor que exista uma pessoa que você estima e gosta bastante neste mundo. Essa pessoa irá te dar um presente em uma data especial para você, seja seu aniversário, Natal ou até por comemorar um ano juntos, seja em uma amizade ou em um relacionamento amoroso. Eu garanto que a maioria de vocês nunca irá esquecer aquele presente, não necessariamente porque ele foi caro, mas sim porque você o considerou especial. O impacto disso pode ser tão profundo, que ao lembrar da pessoa, você se lembrará do presente que recebeu e daquela sensação agradável do momento, que tornou tudo tão especial.


O que também deve mudar na sua forma de pensar e agir é que cada conhecimento que você se propuser a estudar, cada situação na qual você se expuser para aprender e ter mais experiência, você deve viver isso como se fosse, de fato, um presente recebido de alguém especial, pois você está recebendo todas essas oportunidades e vivências de Deus e do Universo e não existe presente e ''pessoa'' mais especial do que essa.

Portanto, quando aparecer algum desafio para você ou quando você for estudar algo, ao invés de se sentir desmotivado e desinteressado, você perceberá que, na verdade, recebeu um presente muito especial. Além do seu direito de viver a vida, vivendo da maneira que achar melhor, você também receberá presentes e surpresas que, como já dito anteriormente, serão úteis e interessantes para você em algum momento.


Conclusão, perceba agora que, com a CONEXÃO e com a DÁDIVA, você possui duas chaves que tendem a trazer diversos resultados positivos, tais como: uma memorização muito mais fluida e natural, pois o interesse elimina a barreira do cansaço; uma criatividade aguçada que permite unir conhecimentos distintos para gerar novas ideias; maior resiliência para transformar obstáculos em ferramentas de evolução e uma facilidade maior em transitar por diferentes rodas de conversa, tornando-se alguém muito mais interessante e preparado. Mas, principalmente, não siga isso apenas para ter resultados efetivos em algo, mas sim para viver como um ser humano deve viver: com entusiasmo e alegria.




- John

 
 
  • Youtube
  • Facebook ícone social

ASSINE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

Cadastro feito com sucesso!

© 2022 criado por Johnny Rodrigues. Todos os direitos reservados

bottom of page